quinta-feira, 30 de abril de 2009

Noir no ar




Eu comprei um livro do Dashiell Hammett de 1933, chamado Mulher no escuro - Um romance perigoso.
Prefácios, thrillers, conversa fiada, etc, tudo auto-promoção. O livro tinha mais ou menos a mesma história do livro que eu estou escrevendo, pelo menos o comecinho dele, por isso que comprei. E também porque dizia aqui que o Dashiell Hammett é o pai do gênero noir, e eu adoro o gênero noir, mas detesto Sidney Sheldon. Dá pra entender?
O livro do Hammett - que também é o autor da novela O Falcão maltês - tem uma narração simples e diálogos desempolgantes, como se as pessoas já nascessem fartas de tudo, é um livro que não paira ameaça nem coisa alguma, e o final é tão forçado quanto um sorriso de alguém que se estabaca na rua.
Escreveu uma vez Raymond Chandler: "O estilo de Hammett no que tem de pior poderia ser considerado tão formal como uma página de Mário, o Epicurista; no que tem de melhor poderia dizer qualquer coisa que quissesse."
Grande Raymond Chandler! Esse cara nunca me decepciona, aliás, ele sim é um escritor considerado por mim pai do gênero noir, e não o pé no saco do Dashiell Hammett.

Até o Guilherme Muzzulon é melhor que o Dashiell Hammett, se eu fosse vocês eu lia o blog do Guilherme, como eu disse: noir no ar total.

http://vomitonovento.blogspot.com/

Nenhum comentário: