terça-feira, 28 de abril de 2009

Ato falho

Fui chamado para uma entrevista de trabalho, eu estava de ressaca e de muito mau humor, e que droga; era de manhã cedo a entrevista. Mas, mesmo assim eu fui e fiquei esperando ser chamado. A mulher que atendia os interessados era muito jeitosinha e divertida, fiquei um bom tempo de prosa com ela e me sentir extremamente a vontade. Mas caguei a entrevista, ela nos deu uma prova para ser respondida com muita sinceridade e eu caçoei das perguntas, eram perguntas pessoais, do tipo: O que gosta de fazer? Sair pra beber. Pretende se casar? Não. Casar engorda. Se bem que eu tô precisando... engordar, é claro. Acredita em Deus? e eu respondi: Acredito que Deus é amor, acredito no amor.
E sobre a pergunta Você tem alguma religião? Na qual eu respondi: Sou da macumba.
Meu Deus! Minha mãe só faltou me matar quando eu contei às gargalhadas, moleque insolente... Ora porra, respondi com sinceridade e clareza as perguntas. Perguntas pessoais; respostas pessoais. Não é assim que tem que ser? Mas não é assim que é. Tem que mentir pra se organizar, vida e mentira são sinônimos já dizia o Dostoiévski.
E outra, eu pensei; deve ser muito chato a função de ler entrevistas de emprego. Das duas, uma: ou o cara vai se divertir com minhas respostas sem noção ou vai me odiar profundamente, me achar um moleque demente e porra louca, se ele for religioso então. Sei lá o que se passas na cabeçinha das pessoas. Ao menos irei ser reparado no meio do rebanho de ovelhas branquinhas que só querem impressionar, com certeza. Mas agora me vem a pergunta: será que eu também não quis impressionar? Não, não, escrevia o que vinha na minha cabeça de carneiro, sem pensar em beneficios. Tão certo assim,.
Pior fez o Guilherme, ele me contou que na entrevista de trabalho dele, ele deu em cima da entrevistadora, perguntou se agora que eles estavam a sós, que tal aproveitar esse ambiente térmico? A mulher deu um fora nele e mandou ele se retirar da sala, e ele, por sua vez, perguntou se ela estava sem calcinha. É isso que dá fumar uns brow e tomar tequila para encarar as entrevistas de trabalho.
Ora, e não é com a sinceridade que se consegue a verdadeira vitória?

Nenhum comentário: