domingo, 5 de abril de 2009

Com a vez: Camilla Lopes


.Vou roubar uma pergunta da Clarice Lispector: "Como vai você, profundamente falando?"
C.L: De bolso furado. Profundamente falando.
.Quem a convenceu de que tinha talento?
C.L: Eu tenho talento para o bem e para o mal. Desde que me conheço por gente me convenci disso.
.Você acredita realmente que tem talento?
C.L: Piamente.
.Você já sentiu vontade de esganar um crítico?
C.L: Não.
.Qual tipo de leitor você dispensa?
C.L: Nenhum deles. Cada um intepreta como quer, não tenho poderes sobre a interpretação alheia.
.Você já sentiu vontade de roubar a autoria de algum livro? Qual?
C.L: Counter Pointer Counter. Na tradução, "Contraponto" do Huxley. É absurdo.
.Se Deus existe, o que ele pensa sobre você?
C.L: Se ele existisse, não teria tempo para pensar em mim.
.Qual a sua mania mais irritante?
C.L: A mania de ser irritante.
.Viver ao lado de um escritor é dureza?
C.L: É muito duro, e muito bom.
.Quanto há de neurótico no ato de criar?
C.L: O nescessário.
.Quem é um gênio e um idiota no meio literário?
C.L: Huxley, Camus e Roth são geniais. Os idiotas estão próximos demais, prefiro deixar que eles continuem tomando Rivotril.
.Qual a diferença entre prosa e poesia?
C.L: Ah, pergunte a um profissional.
.E entre escritores e poetas?
C.L: Escritores são poetas. E vice versa.
.Ser acadêmico pesa na hora de escrever um livro?
C.L: Acho que não.
.O que é um bom livro?
C.L: Aquele que nunca mais sai de você.
.Você já abandonou um livro no meio?
C.L: Vários.
.Que tipo de personagem a atraia na literatura?
C.L: Os que ficam pra sempre comigo.
.Lembra qual foi o primeiro livro que você leu?
C.L: Não mesmo.
.Que livro você transformaria em filme?
C.L: Mamãe não voltou do supermercado, de Mario Bortolloto. E o Contraponto, de Aldols Huxley.
.Qual foi a maior recompensa que escrever lhe deu?
C.L: O alivio.
.Você é muito crítica com que escreve?
C.L: Sim, por isso eu nunca publiquei nada.
.Você tem um blog, o que pensa sobre a literatura blogueira?
C.L: Nunca pensei nisso. Mas acho que não diferencia em nada. Literatura é literatura.
.Dá para imaginar parâmetros para um cânon dos blogs?
C.L: Alguém pode imaginar isso por mim? Eu realmente não estou afim de pensar "nos parâmetros para um cânon dos blogs"
.Qual o problema do Almodóvar e da Elisa Lucinda, hein?
C.L: Hoje eu gosto do Almodóvar. A minha familia é Almodovariana: mãe, avó, filha numa mesma casa. Acho que o meu problema com ele vinha quando eu odiava as mulheres. Hoje eu as amo e respeito. Gosto do Almodóvar, portanto. A Elisa Lucinda é um conjunto de clichês bobos.
*****
Ha ha ha. A Camilla Lopes é ótima, a Camilla Lopes é apenas uma mulher que sabe da importância de não se levar a sério. No momento ela ler Gay Talese, para sua atividade jornalística.
Ela tem um blogue que fica aí nas minhas recomendações.
Eu gosto.

Nenhum comentário: