sexta-feira, 4 de abril de 2008

Buena Vista Social Club.


A ideia toda, e diga-se de passagem, a maravilhosa ideia de reunir gênios cubanos como o Manuel Puntillita Licea, Compay Segundo, Rubén Gonzales (quero aprender piano), Imbrahim Ferrer, Pío Leyva e Anga Díaz, foi do guitarrista americano Ry Cooder.
Quando se apaixonou por uma fita da banda, uma fita que chegou em suas mãos por ordem de terceiros. Ele e sua mulher então partiram para Havana nos anos 70 procurar os musicos, fracassaram na tentativa, pois estavam todos espalhados por aí.
Foi então, que anos mais tarde, com a mesma ideia adormecida, e por isso não menos obstinada, que Ry Cooder correu novamente atrás, e no ano de 1998 mais ou menos, conseguiu reunir essa galera toda.
Estavam todos velhos já, e a banda já era lenda.
Fêz-se o documentário, que aliás, concorreu ao Oscar, um disco revival, que se tornou uma obra prima internacional, e mais um show numa das casas mais importantes de Nova York, o Carnegie Hall. Se deram bem.
O album do Buena Vista Social Club está disponivel nesse blogue aqui: http://360grauss-mp3.blogspot.com/2007/03/360gruassdivesos_16.html
É só procurar.
O Imbrahim Ferrer faleceu em 2005, e os outros devem está a caminho.

Nenhum comentário: